Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - Por Tatiana Amorim - Texto: Pausa


Olá pessoal, segue situação de aprendizagem, texto: Pausa (Público alvo 6º ao 9° ano)

1°questionamentos iniciais (roda de conversa) : Por que todos gostamos e ansiamos pela chegada do final de semana? / Por que todos esperam pelo final da aula? / O que você faria se não tivesse aula num dia da semana? / Você sente falta de tempo para realizar alguma coisa? / Partindo-se do título do texto, qual o tema abordado?

2° leitura do texto pelo professor

3° localização de informações: Leitura dirigida individual pelos alunos - observar no texto, grifar, checar as hipóteses anteriormente levantadas, estabelecer semelhanças com o seu contexto de vivência (na realidade).

4º inferência local e global: busca de definições no dicionário de palavras desconhecidas, com socialização coletiva posterior.

5° recuperação do contexto de produção: trabalhar com os alunos noções de planejamento e agenda, através da elaboração escrita de um planejamento de 'um dia' -roteiro e adotar uma caderneta/agenda para valorizar a importante de se planejar e organizar o tempo para que eles tenham a capacidade de desfrutar da vidam no que tange a responsabilidades e lazer de forma equilibrada.

6° intertextualidade: sugerimos a leitura de alguns contos de Machado de Assis que envolvem um tom de mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário