Com as informações dos encontros presenciais do curso Melhor Gestão Melhor Ensino e as discussões
que foram partilhadas, devo confessar
que me senti mais aliviada em relação a responsabilidade do professor de
português no que diz respeito a pratica da leitra e escrita em sala de aula,
pois acredito que como eu, muitos colegas na sala dos professores ou em
reuniões pedagógicas já ouviram alguém comentar:
--- O aluno de determinada série não sabe ler direito e mal
escreve!
E neste momento todos os presentes olham para você como se
pensassem:
--- Aquela professora não sabe ensinar seu aluno!
E também há aquele que parecem pensar que como a fada
madrinha, por obrigação deverá ensiná-lo com urgência e todos ficarão felizes
para sempre.
Agora, felizmente, sabemos que a habilidade da leitura e da
escrita é responsabilidade de todos, tomando por base os mais diversos gêneros
textuais que sua disciplina lhe oferecer.
Particularmente eu incentivo muito meus alunos a lerem e
escreverem nas aulas. A turma de 6º ano que possuo gostam muito de escutar, então eu costumo
iniciar as aulas de leitura com a minha leitura para os alunos e posteriormente
distribuo livros parar que leiam e após produzam textos relacionados a seus
temas ou conteúdos e em outros momentos fazemos rodas de leitura.
A turma de 7 º ano já não gosta de leituras individuais de
forma alguma, então eu trago os textos relacionados ao dia a dia deles e gostos
particulares para que eu leia (eles gostam muito quando eu leio para eles) e
trabalho com a interpretação oral e escrita dos mesmos.
Já as turmas de 8º gostam mais de escrever, porém depois de
trabalhar com os mesmos alunos quando estavam
no 7º ano, onde eu falei muito sobre a importância de ler, comentei
muitos trechos de livros próximos a eles, atualmente alguns chegam a pedir que
eu traga livros para que eles possam ler em casa. Dessa forma, vejo que por
mais que a semente não germine em todos, alguns serão capazes de regá-las e
isso te motivará sempre a continuar.
Já dizia Carlos Drummond de Andrade que a leitura é uma fonte
inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não
sente esta sede.
É exatamente isso que acontece com nossos alunos, a maioria
entra na escola sem essa "sede" pela leitura, e cabe aos professores
transmitir essa paixão aos poucos, como quem semeia, e formar novos apaixonados
por essa prática tão rica.
Olá pessoal, segue situação de aprendizagem, texto: Pausa (Público alvo 6º ao 9° ano)
ResponderExcluirPor: Tatiana Amorim - Curso Melhor Gestão Melhor Ensino
1°questionamentos iniciais (roda de conversa) : Por que todos gostamos e ansiamos pela chegada do final de semana? / Por que todos esperam pelo final da aula? / O que você faria se não tivesse aula num dia da semana? / Você sente falta de tempo para realizar alguma coisa? / Partindo-se do título do texto, qual o tema abordado?
2° leitura do texto pelo professor
3° localização de informações: Leitura dirigida individual pelos alunos - observar no texto, grifar, checar as hipóteses anteriormente levantadas, estabelecer semelhanças com o seu contexto de vivência (na realidade).
4º inferência local e global: busca de definições no dicionário de palavras desconhecidas, com socialização coletiva posterior.
5° recuperação do contexto de produção: trabalhar com os alunos noções de planejamento e agenda, através da elaboração escrita de um planejamento de 'um dia' -roteiro e adotar uma caderneta/agenda para valorizar a importante de se planejar e organizar o tempo para que eles tenham a capacidade de desfrutar da vidam no que tange a responsabilidades e lazer de forma equilibrada.
6° intertextualidade: sugerimos a leitura de alguns contos de Machado de Assis que envolvem um tom de mistério.